domingo, 10 de junho de 2012

CICLO DO FÓSFORO


    O  fósforo limita a produtividade vegetal em muitos habitats aquáticos. Os influxos de fósforo em muitos rios e lagos na forma de esgoto e escoamento de terras cultivadas fertilizadas pode artificialmente  estimular a produção em habitats aquáticos, perturbando o equilíbrio dos ecossistemas naturais e alterando a qualidade desses habitats aquáticos.
    O fósforo não passa por reações de oxirredução no seu ciclo. As plantas assimilam o fósforo como íons fosfato e o incorporam diretamente  em compostos orgânicos diversos. Os animais eliminam o excesso de fósforo de suas dietas através da excreção de sais de fosfato pela urina; 
     Bactérias fosfotizadoras também convertem fósforo de nitritos em íons fosfatos. O fósforo entra na atmosfera sob forma de poeira, e assim o ciclo do fósforo envolve somente solo e compartimentos aquáticos do ecossistema.
    A acides afeta a disponibilidade de fósforo para as plantas. Em solos ácidos, o fósforo se liga fortemente a partículas de argila e forma compostos relativamente insolúveis com  ferro e alumínio. Em solos básicos, ele forma outros compostos insolúveis, com o cálcio. A maior disponibilidade de fósforo envolve o ph entre 6 e 7.
    O fósforo forma compostos insolúveis com ferro ou cálcio e se precipita da coluna de água. Sedimentos marinhos e de água doce agem como repositórios de fósforo, continuamente removendo o fósforo a partir da circulação rápida no ecossistema. Os compostos fosfóricos prontamente se dissolvem e entram na coluna de água somente em sedimentos aquáticos deplecionados de oxigênio e em águas do fundo. 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário