domingo, 10 de junho de 2012

CURIOSIDADES SOBRE O FÓSFORO!


    1- Na Mitologia Grega....
  Na Mitologia Grega, Fósforo (ou Eósforos) era um Deus Menor retratado como um cavaleiro armado com uma tocha. Sendo o representante do planeta Vênus(que apenas era identificado com a Deusa do Amor pelos romanos), Fósforo foi, mais tarde, com o advento do Cristianismo, identificado com a figura de Lúcifer, o Anjo portador da Luz que, por sua vaidade, caiu ao se julgar superior a Deus-Javé.
 
    2 - Palito de Fósforo
   Um fósforo começa a queimar pela cabeça em consequência do mix de substâncias que ela possui: a parte vermelha é o clorato de potássio, que libera bastante oxigênio para manter a chama acesa. Revestindo a cabeça, uma camada de parafina serve como combustível para alimentar a chama.
   A caixinha, por sua vez, tem areia e pó de vidro, para gerar atrito, e fósforo para produzir calor intenso. Quando riscamos o palito na caixinha, esse trio de substâncias ajuda a produzir uma pequena faísca.
  Em contato com o palito, a faísca queima o clorato de potássio, que libera uma grande quantidade de oxigênio. Esse oxigênio reage com a parafina que reveste o palito. Essa combinação gera uma chama que consome a madeira do palito por mais ou menos 10 segundos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário