domingo, 10 de junho de 2012

Ciclo do Fósforo - Implicações na Eutrofização!

     EUTROFIZAÇÃO - Processo biológico que pode ser intensificado pelo homem devido a ação de esgotos e outras formas de poluentes, sendo a matéria orgânica a principal.
    Quando jogamos a matéria orgânica na água, proveniente de esgoto, aceleramos o processo de decomposição realizado por bactérias aeróbias dentro da água que consomem oxigênio. Liberam nutrientes, nitratos e fosfatos que são elementos fundamentais para as plantas e outros seres que vivem na água.
    As algas em contato com esses nutrientes passam a proliferar exageradamente formando uma camada de algas planctônicas na superfície da água impedindo a penetração de luz e por causa disso as algas e plantas mais profundas morrem aceleradamente. Com a morte delas, ocorre novamente a decomposição feita pelas bactérias aeróbias, diminuino a concentração de oxigênio na água.
    Sendo assim, os animais por não terem mais disponibilidade de oxigênio passam a morrer também fechando um ciclo no processo. Se esse processo continuar por um período de tempo maior sem poder remover isso da lagoa, teremos um momentoem que os animais desaparecerão e ficará somente aquela camada de algas na superfície e praticamente sem oxigênio nessa água, proliferando seres anaeróbicos que decompõem a matéria orgânica do fundo da lagoa liberando para a atmosfera óxidos de enxofre que dão um cheiro característico de podridão á água.       http://www.youtube.com/watch?v=E5lZ_TZXY1c



Nenhum comentário:

Postar um comentário